EQUIPE

Equipe iDESTRA , um grupo de profissionais seniores com capacidade e experiência para orientar estratégicas públicas e privadas; detectar problemas e apresentar soluções integradas e inovadoras para pequenas e médias cidades, macro metrópoles e suas conexões regionais.

O iDESTRA reúne profissionais formados nas melhores Universidades do país e Exterior . Por mais de 40 anos formularam projetos de transportes de carga e passageiros no Brasil, nas Américas, Europa, Ásia, África, Oriente Médio.
Essa experiência técnica hoje se amplia com a convicção de que todo planejamento de transportes deve visar continuidade, absorção de tecnologia sustentável e oscilação de demandas, sem as quais os projetos se tornam obsoletos antes mesmo de sua implantação.

Cyro Laurenza

Presidente do Conselho

Cyro Laurenza é engenheiro civil e mestre em Urbanismo pelo Mackenzie. Pioneiro nos anos 60 em software house aplicada à Engenharia, Cyro prosseguiu inovando.
Coordenou mais de 200 projetos básicos e executivos; estudos de viabilidade e modelagens; fiscalização, supervisão e gerenciamento em rodovias, aeroportos, ferrovias, no Brasil e no exterior. Desempenhou funções privadas e públicas, sendo presidente da FEPASA do gov. Franco Montoro e do SINAENCO entre 1998-2002. Nos anos 90, sua empresa modelou e concretizou as primeiras concessões rodoviárias, Via Dutra e Ponte Rio Niterói. No IDESTRA, a capacidade de coordenação de grandes projetos se alia à inovação ferroviária de carga e passageiros. É membro titular da Academia Pan-Americana de Engenheiros e em 2015 teve seu trabalho pelo desenvolvimento do setor ferroviário reconhecido na 24º Congresso Internacional do SAE – Sociedade de Engenharia da Mobilidade.

Luiz Antonio Pirola

Presidente da Diretoria Executiva

Luiz Antonio Pirola, sócio da ENGEVEL Engenharia Veicular Ltda., graduado em Engenharia Mecânica Industrial (1987), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (1990) e pós-graduado em Engenharia Mecânica Automobilística (1998).

Presidente do IBV – Instituto Brasileiro Veicular “Desenvolvimento e Segurança” Gestões 2001 -2004 e 2015 – 2016. Membro Titular da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN – Gestões 2005 a 2016. Foi diretor por mais de 20 anos em empresas na área de desenvolvimento de tecnologias.

Diretor de Mobilidade Urbana do IDESTRA Gestão 2015 -2017, diretor da Fomento de Iniciativas do Brasil para implementação da Inspeção Técnica Veicular no Brasil. Coordenou estudos, elaborou e publicou trabalhos técnicos e cartilha para implantação de ITV no Brasil. Especializado em modelagem de estudos para PPP – Parceria Público Privada e Concessões Públicas, principalmente na área de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Meio Ambiente com expertise em Resíduos Sólidos Urbano. Desenvolveu Acordos de Cooperação Técnica – ACT com Ministério das Cidades/Ministério de Desenvolvimento Regional, Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança Pública e Procuradoria da República de Santa Catarina.

Raul Cavallari Junior

Diretor de Governança Corporativa

Raul Cavallari, Sócio da Meta Gestão Empresarial, com experiência consolidada em arquitetura e implantação de sistemas de governança corporativa e gestão empresarial. Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá (1969), pós em Engenharia de Equipamentos de Petróleo pela Petrobrás e Engenharia de Avaliações pelo IBAPE, Conselheiro Certificado pelo IBGC. Foi diretor de empresas por mais de 30 anos na área de Gestão Empresarial. Diretor de Governança Corporativa do iDESTRA e membro do Conselho Diretor do Instituto Mauá de Tecnologia e do iDESTRA. Foi diretor do SINAENCO por 12 anos e do IBAPE por nove. Autor do livro Avaliação de Máquinas, Equipamentos e Complexos Industriais. Colunista da Central de Notícias da Construção, em Governança e Gestão.

Daniel Cândido

Diretor de Segurança Viária e Sustentabilidade

Daniel Cândido, graduado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, especializado em Tecnologia da Informação. Ampla experiência nas áreas de transporte e trânsito, trabalhou no Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN SP, na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – PRODESP, Departamento Nacional de Trânsito

DENATRAN, na Companhia de Transportes de São Paulo – SPTRANS, na Companhia Metropolitana de São Paulo – Metrô, na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC. Em todas essas empresas atuou na área de tecnologia, automação e operação nas áreas de trânsito e transportes.

Ana Torrejais

Diretora de Patrimônio Histórico

Ana Torrejais, licenciada em Conservação e Restauro de Bens Culturais pelo Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), possui mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo.

Dedica-se à Preservação do Patrimônio Ferroviário desde 2008, quando ingressou no Museu Nacional Ferroviário (Portugal), atuando como Assessora de Direção e Coordenadora Editorial da “Comboios em Linha - Revista de História, Patrimônio e Museologia Ferroviária”.

Atualmente, desenvolve pesquisa acadêmica na área de História da Tecnologia, com enfoque no desenvolvimento da indústria ferroviária brasileira, e atua como consultora técnica na área de Salvaguarda Patrimonial, com ênfase em Inventário e Gestão de Coleções Museológicas. Possui diversas publicações relacionadas a estes e outros temas, entre livros, manuais acadêmicos e artigos científicos.

Rita Moura Fortes

Gestão da Qualidade

Rita Moura Fortes, engenheira civil, pós-graduação na POLI/USP e pós- doutoranda em Infraestrutura em Transportes pela Universidade do Mississippi.

Por 23 anos lecionou na Escola de Engenharia Mackenzie e por 12 na pós-graduação da Engenharia dos Transportes/ UNICAMP. Professora de Ciência e Engenharia de Materiais da UF do Amazonas, é fundadora e diretora executiva da LATERSOLO e diretora de pesquisas da ERI - Engineering and Research Institute. É consultora de aeroportos, viários e ferrovias; geotecnia, materiais e GIS. Integra grupos de pesquisa do CNPq, é vice-presidente da ANDIT e editora do Journal of Paviments (www.ijpaviments.com). Autora de mais de 140 artigos, é membro da Academia Pan Americana de Engenharia e representante do Brasil pelo FEBRAE no “Disaster Risk Management and Resilience Committee” da UPADI.

Dario Rais Lopes

Membro do Conselho Diretor

Doutor em Engenharia de Transportes pela USP, Mestre em Engenharia e Engenheiro pelo ITA.

Executivo com mais de 40 anos de experiência no projeto, implantação e gestão de serviços e infraestrutura de transportes.

Ocupou os seguintes cargos públicos: Secretário de Transportes de São José dos Campos (SP); Superintendente do Departamento Aeroviário de São Paulo; Secretário dos Transportes do Estado de São Paulo; Secretário Nacional dos Transportes e da Mobilidade Urbana e Secretário Nacional de Aviação Civil.

Participação em Conselhos de Administração: DERSA, CPTM, Nossa Caixa, CBTU, TRENSURB, VALEC, Rio Galeão. “Engenheiro do Ano”, pelo Instituto de Engenharia de SP em 2005. Professor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e consultor na área de transportes.

Eduardo Barros de Moura

Membro do Conselho Diretor

Graduado em Direito pela Universidade do Grande ABC.

Pós Graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Curso de Extensão Tributária pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).

Advogado e Sócio fundador do escritório Barros de Moura & Dominiqueli Pereira Advogados Associados, há 10 anos. Diretor Jurídico do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC pelo período de um ano (Gestão 2019).

Experiência de dois anos em Administração Pública Municipal.

Edgard Brandão Júnior

Membro do Conselho Diretor

Edgard Brandão Jr., graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté (1970), em Administração de Empresas pelo Mackenzie (1974), Pós-Graduado em Administração Pública pela Fundação S. André (1997).

Atualmente, é o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Na INFRAERO foi Assessor Especial da Presidência, Superintendente Regional do Sudeste, Coordenador do Centro de Crise Terminal São Paulo.

Na FEPASA, Assessor da Presidência e da Diretoria de Planejamento e Informática, Coordenador do Plano de Recuperação e Modernização da Ferrovia.

Na Prefeitura de Santo André, Assessor do Prefeito, Gerente de Contratos e Diretor de Planejamento Estratégico, Secretário de Habitação, Secretário dos Transportes, Secretário de Obras e Diretor Econômico Orçamentário.

Recebeu o título de Engenheiro do Ano de 2008 do Grande ABC, concedido pelas Entidades Tecnológicas do ABC, coordenadas pelos Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e Associação de Engenheiros e Arquitetos do ABC.

Renata Petta Theodoro

Consultora

Iniciou sua carreira profissional na Camargo Corrêa.

Gerenciou contratos da Administração Pública e foi precursora da Coordenadoria de Meio Ambiente da CPOS – Companhia Paulista de Obras e Serviços, responsável pela viabilização ambiental de programas de governo do Estado de São Paulo e por interfaces entre órgãos ambientais, em diferentes âmbitos. Integrou a equipe de controvérsias em contratos da FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, casos: modais metroviário e ferroviário, usinas termelétricas e hidrelétricas, unidades de processamento da Petrobrás e linhas de transmissão de energia. Integrou comitês de sustentabilidade do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade e do SindusCon – Sindicato da Construção Civil.