Equipe iDESTRA , um grupo de profissionais seniores com capacidade e experiência para orientar estratégicas públicas e privadas; detectar problemas e apresentar soluções integradas e inovadoras para pequenas e médias cidades, macro metrópoles e suas conexões regionais.

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O iDESTRA reúne profissionais formados nas melhores Universidades do país e Exterior . Por mais de 40 anos formularam projetos de transportes de carga e passageiros no Brasil, nas Américas, Europa, Ásia, África, Oriente Médio.
Essa experiência técnica hoje se amplia com a convicção de que todo planejamento de transportes deve visar continuidade, absorção de tecnologia sustentável e oscilação de demandas, sem as quais os projetos se tornam obsoletos antes mesmo de sua implantação.

Presidente do Conselho – Cyro Laurenza
Presidente da Diretoria Executiva - Élcio Pasqualucci
Diretor de Governança Corporativa – Raul Cavallari Junior
Diretor de Mobilidade Urbana – Luiz Antonio Pirola
Diretor de Sistemas de Transportes – Jean Pejo
Diretor de Relações Institucionais – Richard Ouang

 
 
Cyro Laurenza
Presidente do Conselho

Cyro Laurenza é engenheiro civil e mestre em Urbanismo pelo Mackenzie. Pioneiro nos anos 60 em software house aplicada à Engenharia, Cyro prosseguiu inovando.

Coordenou mais de 200 projetos básicos e executivos; estudos de viabilidade e modelagens; fiscalização, supervisão e gerenciamento em rodovias, aeroportos, ferrovias, no Brasil e no exterior. Desempenhou funções privadas e públicas, sendo presidente da FEPASA do gov. Franco Montoro e do SINAENCO entre 1998-2002. Nos anos 90, sua empresa modelou e concretizou as primeiras concessões rodoviárias, Via Dutra e Ponte Rio Niterói. No IDESTRA, a capacidade de coordenação de grandes projetos se alia à inovação ferroviária de carga e passageiros. É membro titular da Academia Pan-Americana de Engenheiros e em 2015 teve seu trabalho pelo desenvolvimento do setor ferroviário reconhecido na 24º Congresso Internacional do SAE – Sociedade de Engenharia da Mobilidade.

 
Luiz Antonio Pirola
Presidente da Diretoria Executiva

Luiz Antonio Pirola, sócio da ENGEVEL Engenharia Veicular Ltda., graduado em Engenharia Mecânica Industrial (1987), pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (1990) e pós-graduado em Engenharia Mecânica Automobilística (1998).

Presidente do IBV – Instituto Brasileiro Veicular “Desenvolvimento e Segurança” Gestões 2001 -2004 e 2015 – 2016. Membro Titular da Câmara Temática de Assuntos Veiculares do CONTRAN – Gestões 2005 a 2016. Foi diretor por mais de 20 anos em empresas na área de desenvolvimento de tecnologias.

Diretor de Mobilidade Urbana do IDESTRA Gestão 2015 -2017, diretor da Fomento de Iniciativas do Brasil para implementação da Inspeção Técnica Veicular no Brasil. Coordenou estudos, elaborou e publicou trabalhos técnicos e cartilha para implantação de ITV no Brasil. Especializado em modelagem de estudos para PPP – Parceria Público Privada e Concessões Públicas, principalmente na área de Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Meio Ambiente com expertise em Resíduos Sólidos Urbano. Desenvolveu Acordos de Cooperação Técnica – ACT com Ministério das Cidades/Ministério de Desenvolvimento Regional, Ministério da Justiça, Secretaria de Segurança Pública e Procuradoria da República de Santa Catarina.

 
 
Raul Cavallari Junior
Diretor de Governança Corporativa

Raul Cavallari, Sócio da Meta Gestão Empresarial, com experiência consolidada em arquitetura e implantação de sistemas de governança corporativa e gestão empresarial. Engenheiro Mecânico pela Escola de Engenharia Mauá (1969), pós em Engenharia de Equipamentos de Petróleo
pela Petrobrás e Engenharia de Avaliações pelo IBAPE, Conselheiro Certificado pelo IBGC. Foi diretor de empresas por mais de 30 anos na área de Gestão Empresarial. Diretor de Governança Corporativa do iDESTRA e membro do Conselho Diretor do Instituto Mauá de Tecnologia e do iDESTRA. Foi diretor do SINAENCO por 12 anos e do IBAPE por nove. Autor do livro Avaliação de Máquinas, Equipamentos e Complexos Industriais. Colunista da Central de Notícias da Construção, em Governança e Gestão.
 
Celso T. Matsuda
Diretor de Relações Institucionais

Celso T. Matsuda é consultor e professor. Doutor em Comunicação pela ECA/USP, Mestre e Especialista em Comunicação Empresarial pela Casper Líbero.

Secretário Nacional de Habitação do Ministério de Desenvolvimento Regional, em 2019. Secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério de Agricultura e Abastecimento e Diretor-Presidente da CEAGESP.

 
 
Martha Martorelli
Diretora de Mobilidade Humana

Graduação em Engenharia Industrial (FEI), Iniciação Científica pela FAPESP, MBA Executivo Empresarial em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal (ESAB), MBA Profissional em Organizações e Meio Ambiente (ESAB), Tutoria On Line em Organizações Públicas (ENAP).

Servidora Pública Federal desde 2008, na Carreira de Infraestrutura, com atuação no Ministério das Cidades, até 2019, onde foi Gerente de Planejamento da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, atuando, prioritariamente, no desenvolvimento de metodologia de Planos de Mobilidade Urbana, na capacitação e treinamento de municípios brasileiros de todos os estados.

Representante do Brasil em programas ambientais, como Euroclima+ e no gerenciamento do projeto de Eficiência Energética junto ao Governo Alemão. Atualmente cedida pelo Governo Federal para função na Cia. Paulista de Trens Metropolitanos, CPTM, no Estado de São Paulo.

 
Jean Carlos Pejo
Diretor de Sistemas de Transporte

Engenheiro Mecânico pela UNICAMP, com MBA em Gerência de Projetos, e MBA em Logística, ambas pela FGV e MBA em Empreendedorismo pelo Babson College - USA.

Secretário Geral da ALAF – Associação Latino-Americana de Ferrovias, sede Brasil e Membro do Conselho de Administração do Grupo Itapemirim. Membro do Conselho Fiscal CPFL – Cia. Paulista de Força e Luz, representante da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo.

Prêmios em 2019: Personalidade da Tecnologia da Intermodalidade e Ferrovia, pelo Sindicato dos Engenheiros de São Paulo e Personalidade do ano na modalidade Ferrovia pela SAE Brasil.

Secretário Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Assessor Especial do Ministro do Desenvolvimento Regional,2019.

 
 
Daniel Cândido
Diretor de Segurança Viária e Sustentabilidade

Daniel Cândido, graduado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, especializado em Tecnologia da Informação. Ampla experiência nas áreas de transporte e trânsito, trabalhou no Departamento Estadual de Trânsito - DETRAN SP, na Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo – PRODESP, Departamento Nacional de Trânsito

DENATRAN, na Companhia de Transportes de São Paulo – SPTRANS, na Companhia Metropolitana de São Paulo – Metrô, na Companhia de Engenharia de Tráfego – CET, na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas – EMDEC. Em todas essas empresas atuou na área de tecnologia, automação e operação nas áreas de trânsito e transportes.

 
Ana Torrejais
Diretora de Patrimônio Histórico

Ana Torrejais, licenciada em Conservação e Restauro de Bens Culturais pelo Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), possui mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo.

Dedica-se à Preservação do Patrimônio Ferroviário desde 2008, quando ingressou no Museu Nacional Ferroviário (Portugal), atuando como Assessora de Direção e Coordenadora Editorial da “Comboios em Linha - Revista de História, Patrimônio e Museologia Ferroviária”.

Atualmente, desenvolve pesquisa acadêmica na área de História da Tecnologia, com enfoque no desenvolvimento da indústria ferroviária brasileira, e atua como consultora técnica na área de Salvaguarda Patrimonial, com ênfase em Inventário e Gestão de Coleções Museológicas. Possui diversas publicações relacionadas a estes e outros temas, entre livros, manuais acadêmicos e artigos científicos.

 
 
Elisete Gomes da Silva
Diretora Jurídica

Elisete Gomes da Silva, graduada em Direito pela FMU, 2001, pós-graduada em Direito Processual pela Universidade Santa Rita, 2017.

Mais de 20 anos de experiência em empresas do mercado de Transporte, atua em eventos voltados ao Terceiro Setor, organizados pela OAB/SP e pela Escola Superior da Advocacia. Participa como consultora jurídica na formação e administração de organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, junto ao Ministério da Justiça e demais órgãos competentes.

 
Rita Moura Fortes
Gestão da Qualidade

Rita Moura Fortes, engenheira civil, pós-graduação na POLI/USP e pós- doutoranda em Infraestrutura em Transportes pela Universidade do Mississippi.

Por 23 anos lecionou na Escola de Engenharia Mackenzie e por 12 na pós-graduação da Engenharia dos Transportes/ UNICAMP. Professora de Ciência e Engenharia de Materiais da UF do Amazonas, é fundadora e diretora executiva da LATERSOLO e diretora de pesquisas da ERI - Engineering and Research Institute. É consultora de aeroportos, viários e ferrovias; geotecnia, materiais e GIS. Integra grupos de pesquisa do CNPq, é vice-presidente da ANDIT e editora do Journal of Paviments (www.ijpaviments.com). Autora de mais de 140 artigos, é membro da Academia Pan Americana de Engenharia e representante do Brasil pelo FEBRAE no “Disaster Risk Management and Resilience Committee” da UPADI.

 
 
Dario Rais Lopes
Membro do Conselho Diretor

Doutor em Engenharia de Transportes pela USP, Mestre em Engenharia e Engenheiro pelo ITA.

Executivo com mais de 40 anos de experiência no projeto, implantação e gestão de serviços e infraestrutura de transportes.

Ocupou os seguintes cargos públicos: Secretário de Transportes de São José dos Campos (SP); Superintendente do Departamento Aeroviário de São Paulo; Secretário dos Transportes do Estado de São Paulo; Secretário Nacional dos Transportes e da Mobilidade Urbana e Secretário Nacional de Aviação Civil.

Participação em Conselhos de Administração: DERSA, CPTM, Nossa Caixa, CBTU, TRENSURB, VALEC, Rio Galeão. “Engenheiro do Ano”, pelo Instituto de Engenharia de SP em 2005. Professor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie e consultor na área de transportes.

 
Eduardo Barros de Moura
Membro do Conselho Diretor

Graduado em Direito pela Universidade do Grande ABC.

Pós Graduado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Curso de Extensão Tributária pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET).

Advogado e Sócio fundador do escritório Barros de Moura & Dominiqueli Pereira Advogados Associados, há 10 anos. Diretor Jurídico do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC pelo período de um ano (Gestão 2019).

Experiência de dois anos em Administração Pública Municipal.

 
 
Edgard Brandão Júnior
Membro do Conselho Diretor

Edgard Brandão Jr., graduado em Engenharia Civil pela Universidade de Taubaté (1970), em Administração de Empresas pelo Mackenzie (1974), Pós-Graduado em Administração Pública pela Fundação S. André (1997).

Atualmente, é o Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

Na INFRAERO foi Assessor Especial da Presidência, Superintendente Regional do Sudeste, Coordenador do Centro de Crise Terminal São Paulo.

Na FEPASA, Assessor da Presidência e da Diretoria de Planejamento e Informática, Coordenador do Plano de Recuperação e Modernização da Ferrovia.

Na Prefeitura de Santo André, Assessor do Prefeito, Gerente de Contratos e Diretor de Planejamento Estratégico, Secretário de Habitação, Secretário dos Transportes, Secretário de Obras e Diretor Econômico Orçamentário.

Recebeu o título de Engenheiro do Ano de 2008 do Grande ABC, concedido pelas Entidades Tecnológicas do ABC, coordenadas pelos Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo e Associação de Engenheiros e Arquitetos do ABC.

 
Renata Petta Theodoro
Consultora

Iniciou sua carreira profissional na Camargo Corrêa.

Gerenciou contratos da Administração Pública e foi precursora da Coordenadoria de Meio Ambiente da CPOS – Companhia Paulista de Obras e Serviços, responsável pela viabilização ambiental de programas de governo do Estado de São Paulo e por interfaces entre órgãos ambientais, em diferentes âmbitos. Integrou a equipe de controvérsias em contratos da FDTE – Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, casos: modais metroviário e ferroviário, usinas termelétricas e hidrelétricas, unidades de processamento da Petrobrás e linhas de transmissão de energia. Integrou comitês de sustentabilidade do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade e do SindusCon – Sindicato da Construção Civil.

 
 
Ricardo Hunziker
Consultor

Ricardo Hunziker é formado em engenharia mecânica pela Universidade São Paulo em 1973.

Iniciou sua carreira profissional na DUCTOR Engenharia como coordenador de contato. Foi diretor de Contratos da ENGER Engenharia por 26 anos, o que lhe deu a capacidade de monitorar integralmente o processo complexo de um projeto de engenharia consultiva: do esboço ao projeto executivo. Em 2013, assumiu a superintendência de Operação da SGS ENGER Engenharia e hoje é sócio- diretor da Hunziker Engenharia. No SINAENCO- Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva participou da elaboração do Programa Setorial de Qualidade no gerenciamento de empreendimentos; foi vice- presidente de Ciência e Tecnologia da regional São Paulo entre 2012-2013; diretor de desenvolvimento da mesma regional no biênio 2014-2015, sendo coordenador do grupo de trabalho sobre Norma de Desempenho para Edificações Habitacionais. É representante do SINAENCO na Comissão Nacional do SIAC/PBQP-H do Ministério das Cidades desde 2008.Atualmente exerce a vice-presidência desta comissão.

 
Claudio Sawczen Jr.
Consultor

Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Anhembi Morumbi, com MBA em Gerência de Projetos pela FGV.

Iniciou sua carreira profissional na área financeira. Na sequência, trabalhou em gerenciamento de projetos e gerenciamento de engenharia nas áreas naval, mineração, tratamento de água e efluentes, em projetos multinacionais.

Em 2013, migrou para a engenharia ferroviária, com aplicação em sistemas de sinalização, via permanente, sistemas de fixações elásticas e manutenção preditiva/preventiva de vias. Tem treinamentos especializados em centros tecnológicos na França, Alemanha e Estados Unidos.

Participa, como voluntário, em comissões técnicas de normas de ABNT e

no desenvolvimento de projetos de mobilidade para médias e grandes cidades.
 
 
Martín Díaz Guzmán
Consultor

CEO e Consultor da Europe Industrial Partners (EIP), graduado em Engenharia Mecânica Industrial (1995) pela Universidade do País Vasco, Espanha.

25 anos de experiência em gestão multinacional: 15 como Diretor Executivo para Brasil e LATAM do Grupo multinacional ferroviário CAF, 5 nos EUA (Nova York) como Vice-presidente do Grupo Industrial Nicolas Correa e 5 na Ásia como responsável da Associação espanhola de Fabricantes de Máquina ferramenta (AFM).

Liderou a venda e execução de projetos estratégicos por mais de 5 bilhões de euros, fabricando em Hortolândia (SP) 1500 carros para CPTM (Séries 7000, 7500, 8000, 8500), METRÔ SP (Linhas 3 & 5), CBTU (BH & Recife), assim como a PPP (20 anos) para prestação de serviços de manutenção e modernização da frota da Linha 8 - Diamante da CPTM

 
Sideney Antunes Schreiner Jr.
Consultor

Engenheiro civil pela Universidade de Brasília, mestre e doutor em Engenharia de Transportes pela Tokyo Kaiyou University (Japão) e pesquisador de pós-doutorado em logística urbana na Kyoto University (Japão).

Possui ampla experiência na modelagem de demanda de transportes e na microssimulação de tráfego com diversas publicações técnicas e acadêmicas na área. Foi Diretor Executivo de Planejamento de Mobilidade Urbana da Prefeitura do Recife, onde implantou nova metodologia de pesquisa origem-destino, de baixo custo e alta periodicidade.

Atua profissionalmente nas áreas de tráfego, planejamento de transportes e logística urbana na EWS Engenharia de Transportes (São Paulo) e na Takumi Co., Ltd. (Tóquio). Consultor para o Banco Mundial em projetos de resiliência urbana e mitigação de impactos das mudanças climáticas

 
 
Josef Barat
Associado fundador e Consultor

Josef Barat é economista pela UFRJ. Professor Livre Docente de Economia, Administração e Legislação Urbana/UFRJ, membro fundador do Instituto IDESTRA, pós - graduado em Planejamento Econômico na Sorbonne.

É consultor de empresas e instituições: FUNDAP; IPEA; BNDES; Cepal e Habitat da ONU. Assumiu por duas vezes a secretaria de Transportes do Estado do Rio de Janeiro. Foi diretor da ANAC- Agência Nacional de Aviação Civil. Pesquisa planejamento de transportes frente à reforma do Estado e consolidação das organizações públicas. Titular no Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação do Comércio do Estado de S.P; preside o Núcleo de Estudos Urbanos da Associação Comercial e é colaborador d’O Estado de S. Paulo. Autor de “Logística, Transporte e Desenvolvimento Econômico”, 4 volumes, Ed. CLA, 2007 e “Globalização, Logística e Transporte Aéreo”, Ed. SENAC, 2012.

 
Jorge Guilherme de Magalhães Francisconi
Associado fundador e Consultor

Jorge Guilherme de Magalhães Francisconi, primeiro colocado no concurso de professor titular de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da UFRGS em 1986, divide seu tempo entre docência e consultoria em mobilidade urbana, sustentabilidade e segurança fundiária.

Exerceu várias funções públicas. Responsável pela implantação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e de Transportes Urbanos e pela negociação e execução de programas, técnicos e financeiros, para projetos e obras públicas junto ao BIRD e BID. Consultor do PNUD, Cavaleiro da Ordem Nacional do Mérito (França) e Comendador da Ordem Rio Branco, ensinou no Conservative National d’Arts e Métiers (Paris) e na FGV. Hoje é diretor técnico da TERRACAP e lançou et all “Planejamento Urbano e Urbanismo na Atualidade”, Editora Expansão em 2013.

 
 
Juvenal Luiz Pompeo Mome
Associado fundador e Conselheiro Fiscal

Juvenal Luiz Pompeo Mome é consultor do iDESTRA em logística ferroviária e membro de seu conselho fiscal.

Engenheiro mecânico de projetos pela POLI/74, mestrado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP. Trabalhou como engenheiro sênior de projetos na COBRASMA, COOPERSUCAR, GENERAL ELETRIC. Fez estágios na França e EUA em projeto e cálculo estrutural para truques, estrutura de carros de passageiros e equipamentos siderúrgicos. Como engenheiro autônomo foi assessor técnico da Faculdade de Engenharia Mecânica da UNICAMP, projetou vagões, carros de passageiros e locomotivas, além de peças e conjuntos específicos. Foi secretário técnico do Comitê CB-6 da ABNT de normatização metro-ferroviário. Hoje mantém a JDA Projetos e Consultoria que atua em projetos, cálculo de estruturas, campos de testes para equipamentos ferroviários, estudos e implantação de logística em pátios intermodais.

 
Álvaro Rodrigues dos Santos
Associado fundador e Consultor

Geólogo pela USP em 1968, Álvaro é Pesquisador Sênior V pelo IPT.

Experiência em Geologia de Engenharia em obras viárias; dutos; fundações; barragens; drenagem; áreas de risco; estabilidade de taludes e encostas; enchentes urbanas; erosão e assoreamento, uso e ocupação do solo urbano. Autor de vários livros, entre os quais, “Geologia de Engenharia: Conceitos, Método e Prática”; “Diálogos Geológicos”; “Enchentes e Deslizamentos: Causas e Soluções” e “Manual Básico para a Elaboração e para o Uso da Carta Geotécnica”. Criador da técnica CAL-JET de proteção de solos. Prêmio Ernesto Pichler. Diretor – presidente da ARS Geologia.