A equipe do Instituto iDESTRA, formada nas melhores universidades e com experiência
comprovada no setor de engenharia consultiva, reúne massa crítica diferenciada para executar
os seguintes serviços:

 
Inovação na concepção de mobilidade urbana e logística
Após cinco anos de intensa pesquisa, a CRITÉRIO ESTUDOS ESPECIAIS e o IDESTRA, em parceria com os Departamentos de Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e COPPE - Universidade Federal do Rio de Janeiro, com auxilio de especialistas e técnicos, criaram o Sistema ECOTRANS.

Trata-se de conjunto de vagões ferroviários, redesenhados e simplificados, aplicados sobre trilhos. São propulsionados por motores do tipo linear, em uma operação do tipo shuttle e com a possibilidade de ser driverless. O conjunto desses vagões permite alta produtividade e são aptos a vencer contrafortes continentais em aclives com até 10 %, principais objetivos desses estudos.

Hoje esse projeto está na fase de formulação de um protótipo aplicado em campo de prova e de captação de recursos.

 
Concepção técnica para Termos de Referência
Através da experiência de seu corpo diretor e de seus associados, o Instituto iDESTRA oferece estudos técnicos necessários para a elaboração de termos de referência que atendam os requisitos e recursos do poder público de forma consonante com o mercado, tecnologias adequadas e compromissos sociais.
 
Plano de Mobilidade Urbana
e Logística
Em conformidade às novas tecnologias de informação e comunicação, o Instituto iDESTRA estabelece planos de mobilidade urbana e logística inteligentes, integrados à política de desenvolvimento urbano e
uso do solo.

Planos que respeitem a sustentabilidade, o acesso universal de pessoas e veículos, que estabeleçam compartilhamento adequado aos modos de transportes no espaço público de determinado município, quer de carga ou passageiro, respeitando suas vocações sociais e econômicas. Estudos que se pautem pela garantia da segurança, mitigação de danos ambientais e preservem recursos humanos e materiais escassos. Esta atividade observa o conceito de Smart City com abordagem de Engenharia de Sistemas, atuando também na interação das partes interessadas dos demais sistemas envolvidos.

 
Engenharia de Sistemas
O Instituto iDESTRA utiliza os conceitos de engenharia de sistemas nos estudos e projetos em que atua.
A Engenharia de Sistemas é uma disciplina que concentra no projeto e sua aplicação o sistema como um todo, distintamente de suas partes. Esta definição, de acordo com INCOSE (International Council on Systems Engineering) faz esta disciplina abordar um problema em sua integridade, levando em conta todas as variáveis e interrelacionando o aspecto técnico com o social.
 
 
Supervisão técnica
Complementarmente à ação de validação, o iDESTRA realiza a análise e verificação de estudos, projetos e especificações, através da supervisão técnica do empreendimento.

A adequação convergente de conformidade e eficácia confere ao investimento atributos que o diferenciam, tanto pela atualidade das soluções adotadas, como pelo atendimento de seus objetivos.

 
Avaliação de desempenho
de empreendimento
O iDESTRA entende que todo investimento é motivado por uma demanda e o atendimento a tais objetivos caracteriza um atributo de gestão que busca a eficácia do empreendimento.

A validação dessa eficácia deve ser realizada em todas as etapas, desde a concepção até a desativação do sistema implantado, após ter sido transcorrida sua vida útil.

Tal abordagem é realizada através da definição de indicadores e metas, estruturados de maneira sistêmica e hierarquizada, a fim de contemplar todos os níveis do empreendimento.

O iDESTRA está capacitado a desenvolver e implantar, de forma independente, o conjunto de referenciais de desempenho, para efeito de validação de componentes, subsistemas e sistemas que compõem o empreendimento e direcionam as ações dos stakeholders para o atendimento dos objetivos.

 
 
AEANIT
Apoio na elaboração e aplicação de normas e instruções técnicas
O IDESTRA, como promotor de conhecimento na área de Transportes, contribui na elaboração de normas e instruções técnicas e em suas aplicações.
Promoção do Conhecimento

Decorrente de sua missão de promover o interesse público com inovação, sustentabilidade e responsabilidade social, o iDESTRA apóia o desenvolvimento de cursos de educação continuada e programas pontuais de treinamento nas suas áreas de especialização.

Deste modo, o Instituto cumpre sua função de promoção do conhecimento baseado em sua experiência.

 
 
Assessoria técnica aos
agentes financeiros
Para viabilizar a implantação de programas de infraestrutura que abrangem projetos e obras, um dos componentes fundamentais é o financiamento geral (operações de funding).

O iDESTRA pode interagir com agentes financiadores nacionais e internacionais, desde a fase de análise de requisitos e garantias contratuais, passando por emissão de relatórios sobre a evolução físico-financeira para a liberação de recursos, assim como demais informes do contrato de empréstimo ou ainda solicitados por órgãos intervenientes na implantação do programa. Como atividade complementar, são organizadas as missões dos agentes financiadores nas fases de arranque, administração, inspeção e auditoria do programa.